sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ourivesaria Aliança,Rua Garrett.











13 comentários:

  1. A fabulosa Ourivesaria Aliança vai fechar na Rua Garrett.O engraxador ,mesmo em frente e que já fotografei para este blogue ,fechou.A magnifica sala com as cadeiras e suportes de engraxar está destruída.Um pouco mais acima fechou a Alfaiataria Piccadilly,infelizmente não fui a tempo. (Fechou também a mercearia Açoriana na rua da Prata,também fotografada). A Rua Garrett e o Chiado vão perdendo os seus tesouros em nome de um falso progresso.Gosto de lojas novas, tantos projectos bonitos que por aqui têm passado,mas não compreendo como não se faz um esforço para preservar o que vale a pena.A cidade vai perdendo a alma,ganha outra, dirão os mais optimistas,eu gosto da mistura das duas.

    PS. este é um blogue optimista por natureza,desculpem o desabafo, mas quando oiço também falar do fim, ou agora do encurtamento do eléctrico 18 fico triste e preocupado.

    ResponderEliminar
  2. O quanto eu gosto destes espaços que fizeram história na nossa Lisboa. E que pena tenho de os ver a fechar desta forma. :(

    ResponderEliminar
  3. O 18 agora passa a ir apenas até ao Calvário. :-(
    Não estou como tu.
    As lojas antigas e cheias de alma e história estão a desaparecer para dar lugar a lojas "sem nome", e em nome de nada.
    Apenas porque quem nos governa não dá importância. Não quer saber. Temos de ser modernos a toda a velocidade.
    Somos uns tristes!

    ResponderEliminar
  4. Linda as fotos (como sempre)! Pena a Ourivesaria Aliança ir fechar... o problema muitas vezes é que estes negócios morrem ou envelhecem com os seus fundadores. É realmente triste que estes bonitos espaços encerrem, mas é fruto de uma estagnação no tempo, de falta de evolução... a Luvaria Ulisses é um verdadeiro exemplo no sentido contrário. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Sempre, desde pequena, que passo nessa loja fico a olhar para a montra e para o seu interior fascinada. Espero que, pelo menos, mantenham a traça original. Não é pedir muito.

    ResponderEliminar
  6. Há um par de horas estivemos a falar precisamente sobre o fecho idiota da Aliança e partilhei contigo exactamente a ideia que transmites no teu comentário que ainda não tinha lido , tal como não tinha visto as fotos. Matar a alma da nossa bela cidade é de facto terrível. Eu cresci a olhar entre outras , a montra e a arquitectura da Ourivesaria Aliança e destruir estas pérolas é inexplicável.
    As tuas fotos estão magníficas, transmite toda a beleza que ela encerra. Eu não vou resistir a passar por lá e fazer também o registo de algumas imagens antes que desapareça.

    ResponderEliminar
  7. Trabalhei muitos anos (13) na rua Garrett, precisamente no prédio do engraxador. Todos os dias por ali passava, 4 vezes, cumprimentava os senhores e achava o máximo. Cheguei a visitar a bela ourivesaria Aliança, praticamente em frente, onde me arranjaram uma pulseira. Visitei-a ainda antes de estar uns tempos fechada devido às obras do Metro, Baixa-chiado. Reabriu, e ainda bem. Acabei de ver nas noticias uma reportagem onde anunciavam o seu fecho já no dia 01 de Fevereiro. Triste.
    Acho que o chiado é o sitio ideal para uma mistura antigo/moderno. Tenho mesmo muita pena, especialmente porque fizeram parte da minha vida estas duas pérolas.
    Quando queria tonificar a minha alma, um passeio pelo chiado era o ideal. Não tenho sentido essa necessidade. Às vezes pergunto-me porquê. Acho que sei porquê.
    Ficam as fotografias. Belas como sempre.
    Carla

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente vai mesmo fechar, e é uma pena.Eu continuo a achar que era urgente a salvaguarda deste tipo de comércio,a salvaguarda do nosso património.A baixa quer ser património Mundial,tinha todas as condições e mais alguma para o ser,mas como as coisas estão só por favor isso acontecerá,infelizmente. Lembro que o engraxador em frente fechou recentemente,uma antiga e bonita ourivesaria que também se situava em frente fechou,a Alfaiataria foi transformada num fast -food e a Livraria Portugal,mais abaixo na rua do Carmo também vai encerrar.Neste caso particular o fenómeno fnac e também o nosso comodismo ou modernismo(contra mim falo também),ou aqui sim alguma falta de visão, teve muita influência levando o negócio a ter graves problemas.

    Muito obrigado pelos comentários e pelo vosso interesse neste assunto.

    Ps-Álvaro compreendo o ponto de vista .Existem,felizmente, mais exemplos como o da luvaria Ulisses,outra pérola, mas neste caso concreto o que me parece é que existe um verdadeiro problema de falta de bom senso,a gerência da loja não vai conseguir suportar as elevadas rendas ,que vão ser actualizadas e mais de 2 anos de porta fechada.

    ResponderEliminar
  9. ya ja soube que vai fechar, e e uma pena! Sao locais lindos, historicos e com um excelente servico, a fechar em prol de centros comerciais onde somos mal atendidos. Lamento mesmo muito.
    Acho que perdemos imenso pelo preco e por nao saber publicitar locais como estes, que muitas vezes as pessoas nem sabem que existe.

    ResponderEliminar